A Era omnichannel: benefícios e cuidados na migração entre on-line e físico

por| 7 de janeiro de 2021| 0 Comentários

É natural que lojas migrem do físico para o on-line como forma de tornar as experiências de compras do cliente mais agradáveis. Porém também existem casos de marcas nativas do ambiente digital que têm concretizado o desejo de se colocar frente a frente com o cliente. Afinal, estamos na Era omnichannel. Algumas marcas fazem isso por meio de parcerias com estabelecimentos que lhes cedem espaço para a exposição e venda dos itens. Outras desenvolvem a estratégia em um espaço próprio. Cada qual com a sua estratégia, mas todas com o propósito de estar mais presente na vida das pessoas.

 

Cinco benefícios desse caminho inverso

No mercado de compra e venda há espaço para todos e estratégias de todos os tipos. Às marcas nativas digitais que optam por também estar fisicamente presente na vida das pessoas há a possibilidade de:

  1. ampliar os canais, as possibilidades e os índices de vendas;
  2. apresentar os produtos quem ainda não conhece a marca;
  3. criar proximidade com os consumidores;
  4. permitir que o cliente tenha contato com o produto antes de adquirir
  5. oferecer um local de retirada ou troca dos itens após a compra on-line

 

Experiências de compras: a loja deve ser um espaço do cliente

Nos espaços próprios, sugerimos que os vendedores não forcem os clientes a comprar algo. É interessante que a visita ao PDV seja um momento de experiência exclusiva do cliente. Aproveite o contato presencial para oferecer um atendimento consultivo. Assim, o consumidor se sentirá mais à vontade para:

  • encomendar produtos por meio de QR code ou de dispositivos que estejam na loja;
  • pegar mais instruções sobre as compras no e-commerce;
  • manusear ou experimentar os produtos;
  • esclarecer dúvidas sobre os itens;
  • ter acesso aos lançamentos; e
  • voltar.

Na busca por um PDV eficiente, mantenha atenção às tendências do mercado, ao layout da loja e aos serviços oferecidos. Não perca a oportunidade de otimizar a operação automatizando ações. Por exemplo, é possível reduzir custos com soluções de tecnologia, como o cartazista eletrônico, software para fazer cartazes de maneira rápida e autônoma. Por operar na nuvem, essa ferramenta autoexplicativa pode ser acessada a qualquer hora, de qualquer lugar e por todos os colaboradores.

 

Atenção à integração das informações

Todo contato com a marca interfere diretamente nas experiências de compras dos clientes. Por isso, é fundamental que, na migração do on-line para o físico ou vice-versa, o consumidor encontre as mesmas informações nos dois ambientes. Além disso, para que a sua empresa seja considerada omnichannel e não multicanal, é imprescindível que entre os colaboradores, nos sistemas e nas tecnologias circulem as mesmas informações com relação ao histórico do relacionamento entre o cliente e a marca. Assim, evita-se a situação desagradável de obrigar o consumidor a repetir informações em diferentes canais.

Independentemente dos avanços da tecnologia, a loja física segue tendo o seu valor. Sempre haverá clientes interessados em tocar os produtos antes de adquiri-los, ainda que seja em uma loja no estilo showroom. Por isso, invista nas melhores estratégias de marketing de varejo e parta para a conquista do seu público-alvo. E conte com a nossa ajuda para otimizar a operação na hora de produzir cartazes.