A pandemia tem causado muitas mudanças na nossa rotina e no mundo. Falando especificamente do varejo, a Covid-19 já alterou o comportamento do consumidor, as preferências de compra, as estratégias em datas comemorativas e a forma de vender. Isso, para citar apenas alguns dos movimentos.
Agora, diante da retomada das atividades, não podemos nos esquecer da atenção às mudanças nos layouts das lojas, incluindo a sinalização do PDV. É a respeito disso que vamos falar nesse post.
PDVs também vendem experiência
Há tempo, o PDV deixou de vender apenas produtos. Hoje, além da variedade de itens, o cliente valoriza a experiência que tem no local. Por isso, é importante manter atenção aos desejos e necessidades do consumidor que, por exemplo, com a pandemia, adotou o comportamento de querer entrar e sair da loja com rapidez e zelando pela própria saúde.
A saúde em primeiro lugar
Tanto clientes quanto colaboradores só se sentirão bem dentro do seu PDV se sentirem que a loja se preocupa com a saúde deles de maneira genuína. Nesse sentido, recomendamos alguns cuidados básicos em pontos estratégicos:
_ entrada – Crie uma dinâmica para que, ao entrar na loja, o cliente tenha a sua temperatura corporal medida à distância por um profissional, possa higienizar as mãos com álcool em gel e tenha acesso a um carrinho ou cesta de compras devidamente higienizado. Seus colaboradores também devem passar pela mesma higienização na entrada para o trabalho e sempre que precisarem sair e retornar ao PDV.
_ banheiros – Além de aumentar a frequência de limpeza do local e disponibilizar álcool em gel na entrada, prefira deixar as portas abertas. Assim, evita que várias pessoas manuseiem a maçaneta durante o dia.
_ caixas e balcões de atendimento – Nesse ponto, vale investir em barreiras de acrílico e sinalização no chão para demarcar o distanciamento entre as pessoas que estiverem na fila de espera.
_ estacionamento – Alguns estabelecimentos estão adotando a prática de aumentar o distanciamento entre os carros nas vagas de estacionamento. Caso o seu estabelecimento tenha espaço físico para fazer o mesmo, será mais uma forma de proteger o seu cliente.
Evite aglomerações com a mudança do layout
O layout da loja tem impacto direto na segurança da saúde e na rapidez nas compras. Nesse sentido, sugerimos três medidas:
- Aumente o espaço de circulação
Nesse processo, vale desobstruir corredores e avaliar a possibilidade de reduzir o número de gôndolas. Afinal, tudo o que o cliente quer é poder circular mantendo um distanciamento seguro dos demais consumidores, sem risco de esbarrar em outras pessoas.
- Agrupe os itens e eleve a variedade
Para sair menos de casa e reduzir a circulação no comércio, os consumidores têm centralizado as compras. Então, de acordo com a realidade do seu negócio, aumente a variedade de itens, agrupe-os de maneira lógica e mantenha atenção para que as prateleiras não fiquem vazias.
- Dê atenção especial à sinalização
Dentro do PDV, o cartaz é o principal meio de comunicação entre o cliente e a loja. Por isso, mantenha o seu cliente bem informado por meio de peças padronizadas e sem erros gramaticais, de informação ou de digitação. Além disso, para garantir agilidade e economia à operação, considere aderir a um cartazista eletrônico, software para produzir cartazes. A utilização de porta cartazes também é uma boa opção para quem quer evitar as marcas de fita autoadesiva, utilizada normalmente na fixação de cartazes
Momentos de crise como o que estamos vivendo são excelentes oportunidades para que o comércio e o varejo revejam seus conceitos, métodos e processos para potencializar o negócio e reencantar o cliente. Assim, quando tudo isso passar, a vantagem competitiva da sua loja estará ainda maior.