O que vem por aí: os clientes estão comprando antecipadamente

por| 6 de maio de 2021| 0 Comentários

A pandemia transformou a nossa forma de viver, de trabalhar e – também – de comprar. De acordo com dados de navegação do App Waze, divulgados pelo site No Varejo, os consumidores estão mais programados no quesito aquisição de produtos e serviços que desejam desfrutar nas datas comerciais. As estatísticas mostram que as movimentações nas lojas físicas têm começado até 15 dias antes das comemorações mais tradicionais.

Esse novo comportamento do consumidor é uma ótima notícia em um período em que as aglomerações não são recomendadas. Mas também gera desafios ao gestor do PDV que precisa manter em constante atenção para que as experiências de compras dos clientes sejam cada vez mais positivas e para que o calendário promocional esteja alinhado à realidade.

 

Três formas de se antecipar ao comportamento do consumidor

  1. Conheça o seu público-alvo

Para quem você tem vendido? É fundamental entender os desejos, as necessidades, a forma de tomar decisão, os padrões de consumo e os hábitos cotidianos dessas pessoas. Além disso, o que fez o cliente comprar da sua loja pela primeira vez e qual motivo o atrai a voltar.

Com esses dados em mãos, você terá insumos tanto para promover ações customizadas quanto para fortalecer ou corrigir práticas de atendimento ou de oferta de produtos ou serviços. Esse mapeamento pode ser feito de maneira presencial ou on-line, por conta própria ou com a ajuda de parceiros especializados.

  1. Mapeie as vendas e as compras do seu negócio

 Tenha registros mensais de vendas e compras do PDV, com o cuidado de fazer uma análise detalhada dos picos positivos ou negativos de saídas. Em períodos mais atípicos como o que estamos vivendo, com alterações de comportamento de compra – muitas vezes – sem aviso prévio, a revisão diária das estratégias de abastecimento do estoque e de venda dos itens é ainda mais necessária. Assim, evita-se passar pelo constrangimento de não ter o produto que o clientes deseja ou amargar o prejuízo de ter itens encalhados no estoque. 

  1. Reúna os dados de maneira estruturada e automatizada 

Quando estão isolados ou desconexos, os dados dos itens 1 e 2 podem ter pouco ou nenhum valor. Porém, quando eles são correlacionados da maneira correta, podem gerar valiosos insights para o negócio, tanto com relação aos clientes quanto aos rumos da organização. Dessa forma, é sempre estratégico investir em soluções de Big Data. Só tenha atenção para adquirir a ferramenta de um fornecedor que ofereça venda consultiva, ou seja, ofertando o que o seu negócio precisa e não apenas o que você quer.

 

Oriente o cliente a antecipar as compras

O brasileiro é conhecido por deixar tudo para a última hora. Mas, com boas doses de orientação, é possível, pouco a pouco, melhorar esse hábito. Dessa forma, recomendamos a promoção de campanhas de conscientização evidenciando algumas vantagens da compra antecipada, como:

  • evitar ser surpreendido pela falta do item mais próximo à data comemorativa;
  • oportunidade de programar o investimento para ter o que se deseja;
  • ter mais tempo para comparar preços;
  • escolher os produtos com mais calma;
  • evitar compras por impulso;
  • fugir de aglomerações.

As campanhas de conscientização nas redes sociais podem ser feitas com o auxílio do Upsell, que cria e compartilha peças de divulgação. No PDV, essa comunicação com o cliente – além do cartaz da data comemorativa – pode ser feita com economia, agilidade e padronização por meio do cartazista eletrônico, software que opera na nuvem.

Nós podemos te apresentar todas as vantagens do Upsell e do cartazista eletrônico. Vamos falar mais sobre isso?