São muitas as estratégias para vender mais no comércio e no varejo. Vale ter as redes sociais como aliadas, promocionar, ajudar o cliente a entender o que ele precisa, ser flexível quanto a entrega e pagamento, buscar informações sobre como melhorar o layout da loja, entre tantas outras técnicas. Mas, neste momento, quais fatores estão influenciando a decisão de compra dos clientes? É sobre eles que vamos falar nesse post.
Três fatores que influenciam a decisão de compra
O Twitter, em parceria com a Kantar, foi atrás de entender quais são esses fatores por meio do estudo Relevância Cultural e a Sua Importância Para As Marcas. A pesquisa mapeou a percepção de 2 mil brasileiros que afirmaram se sentir influenciados durante a compra por três pontos prioritários:
- Preço e qualidade
Citado por quase metade dos entrevistados (47%), o fator preço e qualidade está no topo da lista de fatores que influenciam a decisão de compra de um cliente. Isso acontece porque, cada vez mais, as pessoas têm buscado uma relação custo-benefício equalizada. Ou seja, elas esperam ter acesso a um produto ou serviço que atenda seus desejos, necessidades e expectativas com precificação justa.
- Reputação da marca
Para 27% dos entrevistados, o quesito reputação da marca é o que mais importa no momento da compra. Aqui, vale destacar que a reputação da sua marca estará diretamente atrelada à percepção da marca do ponto de vista dos clientes com relação a produto, serviço, ambiente – físico e on-line – e equipe. Em geral, ela se traduz em sentimentos de confiança, respeito e admiração.
- Relevância cultural
Já 26% dos entrevistados avaliam a relevância cultural de uma marca antes de investir em seus produtos e serviços. Aqui, de acordo com dados do estudo, as pessoas buscam avaliar a capacidade da companhia em questão para ditar tendência e ter impacto social relevante; ser engajada na sociedade de uma forma que gere mais conhecimento a todos; acrescentar algo de produtivo à sociedade; e sempre estar atualizada em todos os assuntos.
A forma como o seu negócio se comunica também importa
A percepção da marca também é impactada pela forma com que o seu negócio se comunica com seus clientes, seja por meio dos colaboradores, no ambiente on-line, nos comunicados de imprensa ou nos cartazes que estão dentro do seu PDV.
Com relação aos cartazes, é fundamental que eles gerem informação e não confusão. Para isso, eles precisam ter dados corretos, sem erros de digitação, gramaticais ou de informação. Além, é claro, de estarem padronizados e não deixarem de existir por alguma falha operacional.
Para garantir essa excelência, nossa sugestão é que o PDV adquira um cartazista eletrônico, softwares para produzir cartazes que opera na nuvem, podendo ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar. Nós podemos te ajudar a ingressar nessa nova Era. Vamos continuar essa conversa?