Qual é a sua relação com os clientes? Na Tagsell, acreditamos que conhecer o perfil das pessoas é uma excelente forma de saber como atrair, agradar e fidelizar os consumidores, oferecendo uma experiência de compra mais eficiente e aumentando os índices de vendas. A questão é que à medida que crescem as ofertas de soluções de tecnologia para mapear o comportamento e as preferências desses clientes cresce também as exigências dos órgãos governamentais sobre as empresas para que elas garantam a confidencialidade dessas informações. Para transitar com mais segurança nesse cenário, sugerimos cinco boas práticas:
- Garanta a integração dos canais de comunicação
Hoje, para estar mais alinhado aos desejos e às necessidades dos clientes, é importante que o comércio e o varejo disponibilizem a essas pessoas diferentes meios de contato, como telefone, WhatsApp, e-mail, site e redes sociais, por exemplo. Essa variedade de canais fará com que o comércio ou o varejo seja caracterizado como multicanal. Para que o estabelecimento seja elevado ao patamar de omnichannel – um modelo mais eficiente de operação – é fundamental que todos esses canais estejam integrados, ou seja, que o cliente possa iniciar o contato por um meio e dar sequência por outro sem precisar repetir informações.
- Conheça a LGPD
Inspirada na norma europeia General Data Protection Regulation (GDPR), a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) foi criada no Brasil para regular todas as atividades relacionadas à coleta, ao tratamento e ao armazenamento de dados pessoais dos cidadãos brasileiros. É uma forma que o governo encontrou de garantir a essas pessoas privacidade e poderes sobre informações de sua titularidade que circulam entre as companhias do País. O descumprimento por parte das organizações pode gerar sanções.
- Valorize a segurança da informação
Nessa pandemia, muito comércio e varejo acelerou a transformação digital e migrou toda ou parte da sua operação do físico para o on-line. Se essa situação faz parte da sua realidade ou está nos seus planos, tenha critério na escolha do fornecedor de tecnologia. Prefira sempre aqueles que trabalhem sob o conceito de privacy by design, ou seja, considerando a segurança dos dados em todas as etapas de desenvolvimento de um software, produto ou serviço.
- Revise as ações de marketing
No marketing de varejo, as ações devem ser revisadas constantemente. Afinal, o perfil do cliente e do mercado pode mudar a qualquer momento, como aconteceu na pandemia. Se antes, por exemplo, as informações sobre esses perfis eram coletadas em abordagens presenciais, hoje, com o distanciamento social, é preciso considerar soluções tecnologia para fazer a coleta desses dados. Do contrário, é possível que o líder do PDV fique com o banco de dados bastante desatualizado e as estratégias também.
- Otimize a mão de obra da sua equipe
Considere fazer uma revisão em toda a sua operação. Quais atividades podem ser automatizadas? Em geral, é nesses momentos de modernização dos processos que identificamos ótimas oportunidades de reorganizar a rotina para que os colaboradores assumam funções mais estratégicas. Por exemplo, se o seu PDV aderir ao software cartazista eletrônico, o seu cartazista profissional pode ser direcionado para outras tarefas e, inclusive, contribuir para que o seu PDV tenha promoções mais eficazes.
A loja física sempre terá a sua importância. Mas não dá para negar que o ambiente digital tem ganhado cada vez mais espaço entre as preferências de clientes de todas as idades. O seu PDV também pode ingressar nessa nova Era e nós podemos te ajudar.