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Delivery, produtos locais e pagamento facilitado têm lugar certo no cenário pós-pandemia

Publicado em: 09/09/2020

É claro que gostaríamos que a pandemia chegasse logo ao fim. Mas nos anima ver que muitos gestores, além de cuidarem da saúde dos clientes e dos  colaboradores, também estão aproveitando o momento para repensar não só suas estratégias promocionais como também as formas de atendimento ao cliente. Assim, enquanto fideliza os consumidores que já costumam visitar a loja, ainda atrai a atenção de novos compradores. Nesse cenário, três preferências dos clientes ganham destaque e é sobre ela que vamos falar neste post.

 

  1. Delivery

Segundo pesquisa da Nielsen, 50,4% dos 1.260 brasileiros entrevistados estão utilizando mais o serviço de delivery. Essa é uma excelente oportunidade para PDVs que desejam aumentar as vendas. Porém, antes de implementar a operação, é recomendado ter atenção a seis pontos básicos: conhecer profundamente o público-alvo, a região de atuação e a concorrência; definir quais produtos serão entregues via delivery; escolher o meio tecnológico utilizado para intermediar o serviço – via whatsapp, plataforma online ou outro aplicativo -; garantir que o meio utilizado tem mecanismos de proteção aos dados do consumidor; verificar a necessidade de aumentar a mão de obra ou otimizar a equipe; e investir em campanhas de atração e fidelização dos clientes.

 

  1. Produtos locais

Com a pandemia, cresceu a campanha em prol do pequeno comerciante. Na prática, isso quer dizer que as pessoas passaram a consumir mais do comércio próximo as suas residências. Isso, tanto para colaborar com a saúde financeira do PDV local quanto pelo menor risco de contaminação quando se transita em um ambiente com menos fluxo de pessoas. Dessa forma, aos pequenos comerciantes, recomendamos promover ações para agradar e manter esses novos clientes que começam a chegar à loja. Agora, se o seu negócio é de médio ou grande porte, cuide para que os consumidores continuem tendo motivos para acreditar na sua marca. Mas, no geral, a recomendação é que se invista em estratégias promocionais.

 

  1. Pagamento facilitado

Em tempos de pandemia, muito do que o cliente deseja, ao entrar em um PDV, é concluir a compra com rapidez, o que inclui facilidade no pagamento. Nesse contexto, gostaríamos de apresentar a você o que é e-wallet. Você conhece essa recente forma de pagamento? Essa carteira digital se caracteriza por um aplicativo instalado em um smartphone equipado com a tecnologia Near Field Communication (NFC), aquela que faz com que uma catraca destrave diante da aproximação de um crachá, por exemplo. Na e-wallet é possível armazenar recursos financeiros de uma conta ou aplicação bancária, incluindo bitcoins. A transação financeira acontece quando o cliente aproxima o celular da máquina de pagamento do estabelecimento.

 

Seu cliente não pode ser o último a saber das novidades

Sempre que incorporar estratégias promocionais ou operacionais ao seu PDV, informe o seu cliente, inclusive por meio de cartazes dentro da loja. Nesse quesito, para manter a padronização da comunicação visual, sem erros gramaticais, de informação ou de digitação, considere aderir a um cartazista eletrônico. Trata-se de software para criação e edição de cartazes de oferta e etiquetas de preço, que garantem economia de tempo e de recursos financeiros para a loja. Vale lembrar que essa comunicação visual ficará melhor disposta se você utilizar porta-cartazes como uma opção para evitar as marcas de fita autoadesiva, utilizada normalmente na fixação de cartazes. Se precisar de ajuda, fale conosco.

 

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