Como aproveitar o espaço “vago” do Carnaval em 2021?

por| 1 de fevereiro de 2021| 0 Comentários

A maior festa popular do Brasil – o carnaval – não será realizada em seu período tradicional devido aos altos riscos de contaminação das pessoas pelo Covid-19. Enquanto os órgãos competentes estudam uma data mais adequada para a festividade, recomendamos que os líderes do comércio e do varejo revejam seu calendário promocional, principalmente aqueles instalados em destinos turísticos muito procurados nessa época, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Será preciso criatividade e estratégia para manter o fluxo nas lojas similar ou próximo ao experimentado nos dias de folia. Para aqueles que precisam de inspiração, vamos apresentar algumas recomendações nesse post.

 

Mesmo longe da folia, as pessoas continuarão consumindo

Sem o Carnaval, é possível que, no mês de fevereiro, as vendas de energéticos, bebidas e petiscos não sejam tão aceleradas. Porém, as pessoas continuarão consumindo esses e outros itens mesmo longe da folia. Mas você só conseguirá entender o que oferecer nesse “espaço vago” do calendário se conhecer bem o seu público-alvo, que, aliás, é um dos 10 mandamentos do bom atendimento no varejo.

 

Cinco formas de vender nesse fevereiro sem carnaval

Não é porque a folia foi transferida para fevereiro que o seu faturamento precisa ser postergado também. Existem diversas formas de continuar atraindo os clientes. Nós vamos destacar cinco para te inspirar.

 

  1. Promoção exclusiva

Sabe aqueles clientes mais antigos e assíduos? Ofereça a eles descontos especiais que só podem ser desfrutados durante o mês de fevereiro. Considere presentear com a mesma vantagem os aniversariantes do mês. A ideia é que a pessoa presenteada se sinta especial e motivada a consumir mais, enquanto os demais clientes são estimulados a querer fazer parte deste grupo.

 

  1. Vantagem na compra dois itens iguais

Estimule seu cliente a levar dois itens iguais oferecendo a segunda unidade por um desconto atrativo. Quem sabe até por metade do valor. Essa estratégia é excelente para liquidar itens que estão vendendo pouco e ocupando muito lugar no estoque. Apenas tenha atenção para o período da promoção. Ela deve ser curta, no máximo por uma semana. Assim, cria senso de urgência nos clientes mais indecisos.

 

  1. Kits com itens complementares

Para otimizar a ida do cliente ao PDV e aumentar o faturamento, estude a possibilidade de oferecer kits com itens complementares e preços promocionais. Pode ser, por exemplo, cerveja com petiscos, massa de macarrão com molho de tomate, vinho com chocolate, sabão em pó com amaciante e sabonete e esponja para banho. Una a sua criatividade com o seu conhecimento do público-alvo e boas vendas.

 

  1. Programa de fidelidade

Crie um programa de fidelidade recompensando no mês de março os clientes que mais frequentarem o PDV em fevereiro. O prêmio pode ser um desconto ou brinde. A ideia é que a promoção possa contar com a participação de todos os clientes. Assim, tanto os novos quanto os antigos terão um motivo a mais para voltar.

 

  1. Liquidação relâmpago

Programe para que fevereiro seja o mês de liquidações relâmpago de apenas um dia, aproveitando para vender aqueles produtos que estão ocupando espaço no estoque ou que vendem pouco pelo alto valor. A ideia é que o cliente mantenha-se sempre por perto, já que sabe que a qualquer momento pode sair em vantagem por estar no seu PDV na hora certa e no momento exato.

 

Como estimular o cliente a comprar

Uma boa divulgação faz toda a diferença na hora de conectar o seu cliente às ações promocionais. No PDV, invista em cartazes bem humorados e criativos, mas sem perder tempo e recursos com a produção manual. Automatize a ação aderindo ao software cartazista eletrônico, que, inclusive, cria cartazes de datas comemorativas. Caso queira estender a divulgação também para as redes sociais, o caminho é adotar o UPsell, um aplicativo que cria ofertas do estabelecimento, as compartilha e informa o cliente sobre a chegada e reposição dos produtos.

Ao definir sua estratégia comercial, defina preços e descontos após muita análise para que o seu PDV não saia em prejuízo. Cuide também para criar vantagens reais para o seu cliente. Não permita que ele se sinta enganado. Afinal, credibilidade é tudo.