Ganha-ganha. Esse é o modelo ideal de parceria entre o varejo e seus fornecedores, principalmente em momentos mais desafiadores do mercado. Quanto mais vantagens eles te dão na aquisição de produtos, melhores são as suas condições de estabelecer estratégias promocionais e vender para voltar a comprar mais deles. Aliás, como está a sua relação com os seus? Quais foram aqueles que mais estiveram ao seu lado nesse período de pandemia? Com quais você pode contar nos momentos mais desafiadores?
Pensando nessa importante relação, listamos a seguir seis pontos a serem avaliados na escolha dos melhores fornecedores, principalmente se o seu PDV decidir apostar em uma marca própria:
- Qualidade
Aqui, não nos referimos apenas à qualidade dos produtos, que, obviamente, devem estar alinhados aos desejos e necessidades do público-alvo. Queremos alertar também para a qualidade do atendimento, incluindo o cumprimento de prazos, o comprometimento com os acordos firmados e o capricho na entrega. Tudo o que evite prejuízos ao alcance de metas do seu calendário de vendas.
- Idoneidade
Nessa relação de confiança, é fundamental que o varejista invista tempo investigando a idoneidade dos fornecedores. Se possível, entre em contato com produtores e clientes com os quais ele tenha contato. O objetivo é pegar referências sobre a postura e o serviço da empresa, entendendo se o fornecedor realmente é da forma que diz ser.
- Equipe de vendas
Procure sempre valorizar os vendedores que prestem um serviço consultivo, ou seja, aqueles que não vendem por vender, mas que entendem o que o seu PDV precisa. Também confie naqueles que procuram te manter atualizado sobre as tendências e novidades do mercado.
- Custo-benefício
Nem sempre é mais vantajoso estabelecer parceria com o fornecedor mais barato. Mas é possível encontrar alguns de qualidade entre aqueles que oferecem os preços mais atrativos. Procure manter contato constante com os principais para ter informações atualizadas sobre as principais promoções, abra cotações para cada nova compra e sempre negocie descontos ou vantagens comerciais.
- Prazos
Na escolha de um fornecedor, atente-se também aos prazos de entrega e de pagamento. Esses são itens muito importantes para entender a flexibilidade dele durante um pico de vendas ou em período de desaceleração.
- Instalações
Para garantir a integridade dos produtos que chegam até o seu PDV, se possível, visite as instalações do seu fornecedor. A ideia é entender se, no estoque dele, os itens ficam armazenados da maneira adequada, com relação ao empilhamento máximo, exposição às variações climáticas e higiene, por exemplo.
Procure mais do que fornecedores. Queira ao seu lado parceiros de negócio que lhe possibilitem oferecer uma experiência de compra cada vez mais significativa para os seus clientes. E não deixe de evidenciar aos consumidores, por meio de cartazes de preços padronizados, sempre que conseguir repassar a eles os melhores valores. Para ter autonomia e agilidade nesse processo, opte pela tecnologia do cartazista eletrônico. Se quiser saber mais a respeito desse software, fale conosco.