Blog

Marketing de varejo: a importância do CRM para o seu comércio

Publicado em: 17/03/2021

A adoção de uma ferramenta de CRM pode transformar o atendimento ao cliente, com grande potencial para auxiliar na melhora das experiências de compras e na construção de estratégias certeiras para elevar as vendas e marketing de varejo. A boa notícia é que, hoje, existem no mercado opções que atendem bem empresas de todos os portes. Algumas com investimento bastante acessível.

Se esse tipo de solução faz sentido para as estratégias do seu negócio, não deixe de ler este post.

 

O que é CRM e como ele melhora as experiências de compras

CRM é um acrônimo de Customer Relationship Management, que na tradução para o português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de uma ferramenta de tecnologia criada para organizar, controlar e gerir os processos de vendas, marketing e atendimento ao cliente. Ou seja, centraliza os dados comerciais de maneira organizada.

Na prática, essa solução armazena informações dos clientes, registra detalhes das negociações com essas pessoas, cria tarefas para as equipes internas, envia e-mails transacionais e faz ligações. Tudo sem sair da ferramenta e garantindo o registro de cada ação executada.

Em resumo, o CRM reúne uma infinidade de informações que podem orientar o seu negócio sobre os desejos, as necessidades, os hábitos e as expectativas do seu público-alvo. Com esses dados em mãos, fica mais fácil promover ações e atendimentos personalizados, elevando as experiências de compras das pessoas que interagem com a sua marca.

 

Sete benefícios do CRM

O CRM é uma poderosa ferramenta para garantir aos gestores de vendas, marketing e atendimento ao cliente uma visão completa da jornada do cliente, com dados reais e confiáveis. Assim, fica mais fácil garantir para a área em questão:

  • mais insights indicando as ações que estão dando certo e as que podem ser melhoradas;
  • mitigação das perdas de detalhes importantes da jornada de relacionamento com o cliente;
  • automatização de importantes funções no contato com os clientes;
  • atendimento e antecipação das necessidades dessas pessoas;
  • mais assertividade na definição e redefinição de rotas;
  • aumento da produtividade da equipe; e
  • otimização da mão de obra.

 

Poder do CRM no comércio e no varejo

Com o CRM o comércio e o varejo têm uma ferramenta eficiente para analisar dados e, assim, promover ações e ofertas personalizadas dentro do PDV, considerando o público-alvo local. Com esse cuidado, os clientes se sentem ouvidos e valorizados, enquanto o negócio se beneficia com:

  • otimização do layout das gôndolas e da loja ao ouvir com atenção detalhes sobre as experiências de compras presenciais;
  • melhor controle e qualidade do estoque, tendo em vista que o PDV terá dados para comprar cada vez menos o que não vende;
  • facilidade e agilidade na tomada de decisão, inclusive diante de ações emergenciais para superar a concorrência; e
  • aumento do ticket médio, já que o cliente tende a encontrar na loja mais do que quer e precisa.

 

Otimize ainda a operação do seu PDV

Já que você, como gestor do PDV, está engajado em automatizar as funções, que tal verificar onde mais as ações podem ser otimizadas. Por exemplo, já pensou em aderir ao cartazista eletrônico? É um software que cria cartaz de datas comemorativas, de preço e de informação.

Essa é a oportunidade de padronizar a comunicação visual do seu negócio, com eficiência, rapidez e economia. Enquanto isso, você cria a possibilidade de que o seu cartazista profissional assuma funções mais estratégicas dentro do negócio.

Nós podemos te ajudar nessa evolução da sua operação. Vamos conversar mais sobre esse assunto?

 

Contato