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Efeitos da pandemia: otimize e capacite sua equipe

Publicado em: 09/11/2020

Sabemos que o impacto da pandemia no varejo foi grande. Com as oscilações nas vendas, muitos varejos precisaram dispensar colaboradores. Alguns, porém, aproveitaram o momento para otimizar a operação realocando profissionais ou adotando novas soluções de tecnologia. Tudo com o objetivo de agilizar os processos e elevar a satisfação e a experiência do cliente, sem perder de vista os interesses, desejos e necessidades da equipe. É sobre possibilidades de remanejo no organograma organizacional que vamos falar nesse post.

 

A oportunidade por trás da crise

Grandes evoluções no mundo aconteceram após períodos desafiadores como o que estamos vivendo. Então, que tal levar esse conceito para dentro do seu negócio. Para conseguir manter a equipe empregada, vale fazer um mapeamento – com técnicas formais de RH ou um bate-papo com o colaborador – para descobrir quais são os múltiplos talentos dos membros da sua equipe. Nessa sondagem, é possível, por exemplo, que você descubra que: o cartazista profissional tem habilidade e bom senso para organizar as prateleiras; a pessoa que opera o caixa gosta, na verdade, de tirar fotos; um estoquista tem facilidade de usar o computador; entre muitos outros achados.

 

A importância de valorizar o colaborador

A equipe é um importante ponto de contato entre o PDV e o cliente, por isso – principalmente em períodos com risco à saúde da população – é importante dedicar atenção especial ao bem-estar desse grupo. No artigo “Retomada do Comércio: Seis Pontos de Atenção Com a Equipe”, nós apresentamos algumas sugestões nesse sentido.

 

Tenha a tecnologia como aliada do negócio

Uma loja eficiente, ágil e competitiva se estrutura com base em soluções de tecnologia. Porém, antes de fazer grandes mudanças, tenha o cuidado de garantir que a sua equipe entenda a importância desse novo momento e, principalmente, os benefícios que ele irá agregar à rotina, à carreira deles e aos negócios, como destacamos recentemente em outro artigo aqui no blog.

Feito isso, nossa recomendação é que os gestores de PDV tenham no radar duas soluções de tecnologia que podem ser operadas por um dos colaboradores que já fazem parte da sua equipe:

 

  1. Cartazista Eletrônico

 O cartazista eletrônico é um programa para fazer cartaz de supermercado e cartaz de mercado em ambiente on-line, a qualquer hora e de qualquer lugar. Para utilizar o software, basta que o colaborador da loja tenha um dispositivo com acesso à Internet e qualquer modelo de impressora. A ferramenta é autoexplicativa, prática e dinâmica, com opções para que, antes da impressão, sejam definidas informações sobre a forma de venda, o tamanho do cartaz e o tipo de campanha. Essa tecnologia beneficia o PDV com padronização das promoções nos pontos de venda, alinhamento da comunicação, diminuição de custos, desenvolvimento de estratégias de marketing que ajudam a estimular as vendas, redução da sobrecarga da equipe, mais opções de dinâmica comercial e menos divergências de preços entre o produto exposto e o check out.

 

  1. UPsell

O UPsell é uma ferramenta que possibilita o envio de ofertas com imagens do produto a venda pelas redes sociais ou grupos de WhatsApp. Por meio dele, também é possível informar os clientes a respeito das promoções e da chegada e reposição de produtos. Essa é uma excelente maneira de aumentar o fluxo de pessoas dentro do PDV. A funcionalidade foi lançada no início da pandemia como forma de continuar gerando negócio para o comércio e varejo, com boa experiência do consumidor, mesmo diante da recomendação de distanciamento social recomendada pelos órgãos de saúde.

 

Aos poucos o mundo começa a assumir as formas de um novo normal, que é mais tecnológico, diferente daquele que estávamos acostumados. Pelo bem do seu negócio, é recomendado que você se adeque a esse novo momento. Caso precise de mais informações sobre o cartazista eletrônico e o UPsell, fale conosco.

 

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