Loja mais eficiente: 5 passos para melhorar a comunicação visual

por| 24 de junho de 2019| 1 Comentário

A visão é o sentido que mais causa impacto na memória humana, contribuindo com 75% da nossa capacidade de memorização, de acordo com dados do boletim informativo do Sebrae.

Então, se você quer tornar a sua loja mais atrativa, eficiente e lucrativa, inclua em suas estratégias ações que privilegiem a comunicação visual. Você descobrirá uma ferramenta de marketing poderosa.

Para te auxiliar nesse processo, listamos abaixo cinco recomendações:

Conheça o seu público – Para formatar a sua loja de maneira eficiente, invista no mapeamento do seu público-alvo. Entenda quais são os desejos, necessidades e hábitos de consumo deles. Hoje, no relacionamento com a marca, os clientes prezam tanto a experiência quanto um preço ou desconto atrativo.

Aceite que menos é mais

Evite superlotar os espaços para não deixar o cliente confuso ou com sensação de sufocamento. Quando há excesso de banners, cores, produtos e imagens, entre outros itens, a tendência é de que o cliente não consiga se manter focado e que sua área de marketing perca a oportunidade de direcionar a atenção dele para uma ação desejada.

Tenha um calendário promocional

Prepare seu comércio ou varejo para os períodos sazonais do ano em que há mais chances de atrair a atenção dos consumidores e aumentar as vendas, como Natal, Dia das Mães e Páscoa, entre outras datas comemorativas. Nesta ação, considere as demandas em períodos anteriores, o cenário atual, as perspectivas do mercado e o posicionamento da sua marca diante da concorrência, além de avaliar os pontos fortes e de melhoria do plano do ano anterior. Personalize os cartazes de acordo com a época do ano, porém sem desconsiderar a identidade da sua marca.

Estabeleça uma estratégia de preço

Já pensou em criar um cartão fidelidade, que permita aos clientes mais assíduos terem acesso a descontos ou facilidades especiais? Essa ação tende a reverter em fidelidade e mais compras. Caso essa seja uma opção, não perca a oportunidade de comunicar a iniciativa por meio de cartazes em pontos estratégicos da loja.

Considere internalizar a produção de cartazes

Mesmo tendo um calendário promocional, é preciso contar com a necessidade de lançar promoções relâmpago, de acordo com os movimentos do mercado, seja por necessidades dos clientes ou ações da concorrência. Nestes casos, para não perder o timing na produção de cartazes – que é a principal comunicação entre a loja e o cliente – muitos varejistas e comerciantes têm aderido à solução cartazista eletrônico.

Trata-se de um programa para a produção e impressão de cartazes, de forma prática, dinâmica e econômica. Além disso, há versões do software que operam em cloud computing, no ambiente de nuvem, permitindo que o mesmo cartaz esteja disponível em diferentes unidades do comércio ou varejo. Para isso, basta, apenas, um dispositivo com acesso à internet, papel e impressora.

De acordo com o estudo “A hora certa de ativar o shopper”, produzido pela Nielsen, 70% das decisões de compra se dão no ponto de venda. Ou seja, ser estratégico nas ofertas e no posicionamento de gôndolas, produtos e cartazes não é mais um capricho e sim questão de sobrevivência.

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