Datas especiais: 6 dicas para aumentar as vendas na loja

por| 18 de julho de 2019| 0 Comentários

Para o comércio e o varejo, todo dia é dia de vender, não é mesmo? Mas há datas especiais em que aumentam-se as chances de circulação dos consumidores no ponto de venda (PDV), alavancando os negócios, reforçando o vínculo com os clientes e atraindo novos consumidores. São as datas comemorativas.

Em geral, nesses períodos, as pessoas efetivam suas compras guiadas pela emoção. Por isso, ganha em competitividade a loja que conhece o seu público e se preocupa em incluir um calendário promocional em sua estratégia anual de venda e de negócio.

 

Quais datas comemorativas são importantes?

Cada tipo de negócio reserva particularidades quanto à importância da data comemorativa. Mas, é importante ter no radar algumas mais tradicionais, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Páscoa. Verifique ainda se faz sentido incluir no calendário do seu comércio ou varejo eventos esportivos, datas que marcam a mudança de estação e festas temáticas da região onde o PDV está localizado.

 

Como se preparar para a data?

Planejamento é a palavra de ordem quando o assunto é manter ou aumentar o volume de vendas em um ponto de venda. A recomendação é que, para ter sucesso, as ações em datas comemorativas envolvam o gestor do PDV, os fornecedores, os promotores e os colaboradores do estabelecimento. A ideia é garantir que todos estejam alinhados quanto à importância do momento. 

 

6 dicas para aumentar as vendas

 

1. Planeje

Defina o calendário promocional do seu comércio ou varejo. Na sequência, avalie o histórico de compras e vendas do período. Tente reunir também o máximo de informações que conseguir sobre o desempenho dos principais concorrentes. Então, inclua no plano os erros e acertos de campanhas anteriores, tendências de consumo do cliente e as metas para o ano atual.

2. Invista em soluções de tecnologia

Esse conselho vale tanto para fazer a análise anteriormente citada, como para controlar o estoque, as vendas e as necessidades de reposição dos produtos. Afinal, você não quer deixar de vender porque faltaram itens na loja, não é mesmo?

3. Treine os colaboradores

Faça com que eles se sintam parte da ação e peça fundamental da estratégia. Considere que são eles que vão lidar diretamente com o aumento do fluxo de visitantes na loja e das dúvidas dos clientes. Então, nada mais justo do que receberem informações sobre como oferecer um atendimento completo e diferenciado.

4. Faça parceria com fornecedores

A ideia é conseguir adquirir produtos por preços mais atrativos ou lançar promoções em conjunto, promovendo, por exemplo, sorteio de itens entre os clientes que comprarem na loja em determinado período.

5. Decore o ambiente

Faça com que o cliente vivencie a data comemorativa assim que entrar no PDV e durante toda a permanência no estabelecimento. Neste caso, vale investir em música ambiente, na inclusão de acessórios temáticos no uniforme dos colaboradores, na decoração das gôndolas e no layout dos cartazes.

6. Atenção à localização dos produtos

Considerando a data comemorativa, coloque em destaque os itens que têm mais chance de vendas. Outra prática bastante utilizada é a criação de kits comemorativos com produtos disponíveis na loja. Por exemplo, no Dia dos Namorados, monte um kit com duas taças, um vinho e uma caixa de bombons. Isso ajuda a chamar a atenção, a auxiliar os clientes indecisos e a gerar mais negócios para o estabelecimento. 

 

A importância dos cartazes

No PDV, o cartaz é o principal meio de comunicação entre a loja e seus clientes. São eles os principais responsáveis por atrair a atenção do shopper. Além de investir em cartaz de preço, utilize o recurso também para lembrar o consumidor sobre a proximidade de uma data comemorativa, dar pistas sobre promoções que está preparando, induzir o cliente a uma compra ou esclarecer possíveis dúvidas.

Para ter os cartazes à disposição no momento certo e hora que desejar, varejistas e comerciantes de diferentes portes têm aderido ao cartazista eletrônico. Em uma explicação simples, trata-se de um programa para criar cartazes com ofertas, promoções ou precificações. Com ele, ganha-se autonomia para dar sequência às estratégias de marketing, com rapidez, customização e economia. Softwares para criar cartazes online são sempre mais eficientes.

Um ano tem 12 meses e diversas oportunidades para atrair e reter clientes. Não perca excelentes chances de negócio por falta de planejamento ou de soluções de tecnologia adequadas. E, muito importante: tenha atenção para cumprir o que promete. O cliente está atento a todos os seus passos!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.