Atualmente, tão importante quanto à qualidade do produto oferecido ao cliente é a experiência de compra proporcionada no ponto de venda. O ideal é pensar na experiência como um todo, integrando a comunicação da empresa desde o ambiente físico até o virtual, para garantir que o cliente não se frustre ao migrar de um para o outro. Geralmente, o cliente já chega ao PDV com uma expectativa em relação ao serviço prestado ou produto que deseja, mesmo antes de efetivar a compra. Por isso, a ideia é que o comerciante esteja preparado para surpreender positivamente o consumidor, através de um ambiente bem sinalizado e com fácil acesso aos itens.
Uma dica é explorar as técnicas de visual merchandising, pois analisar a ambientação da loja é de extrema importância para seguir uma comunicação de maneira sincronizada e proporcionar bem-estar ao consumidor, que se sentirá à vontade no comércio e terá melhor percepção das informações. Mas o visual merchandising vai muito além do layout da loja, a técnica pode incluir desde a iluminação, música, embalagem, até uniformes da equipe. Outros pontos relevantes são a organização e limpeza do ambiente.
Lamentavelmente, muitos comércios ainda não se atentam a pontos básicos como os citados acima e acabam tornando a experiência de compra do consumidor um verdadeiro pesadelo. Para não cometer esses erros, foque na sinalização de seus produtos, organize seu PDV e mantenha os cartazes de ofertas sempre com informações corretas. Não se esqueça de que no ponto de venda é muito mais fácil influenciar as decisões dos consumidores, já que é nesse espaço que ocorre a compra.
Pensando no cartazeamento de ofertas é possível decorar as gôndolas e displays com temas de ações específicas, como datas especiais: Natal, Black Friday, Aniversário do comércio etc. Além de organizar as vitrines com promoções, novos produtos e os mais vendidos, por exemplo. Para isso, conte com o TAGSELL, que é a mais completa solução em cartazes de ofertas para melhorar a experiência do consumidor no PDV, as vendas do comércio e consequentemente os lucros da empresa. E lembre-se, o marketing no PDV tem como intuito concentrar ações no local onde o cliente está mais aberto à experiência de compra.