As estações do ano mais frias, como outono e inverno, são ótimas para ficar em casa, não é mesmo? A vontade é de sair na rua o menor número de vezes possível. Se você concorda, pense que esse é o mesmo pensamento de grande parte dos consumidores. Então, vamos elaborar juntos boas estratégias para ter uma loja eficiente e atrair pessoas para o PDV.
Tenha um calendário de vendas completo
O calendário de vendas do seu comércio ou varejo precisa contemplar tanto as datas comerciais tradicionais, como Natal, Ano Novo e Páscoa, por exemplo, quanto as esportivas de grande repercussão e as comemorativas da região e do setor de atuação. Inclua também entre elas os períodos que marcam o início das estações do ano.
Considerando, por exemplo, o outono e o inverno, faça um mapeamento de oito pontos:
- Atualmente, qual é o público-alvo da sua loja e como os clientes se distribuem ao longo do dia;
- Quais campanhas geraram os melhores resultados e merecem ser repetidas;
- Quais e quantos itens mais foram vendidos na temporada anterior;
- Quais ações não tiveram o desempenho esperado e por quê;
- Quais produtos foram procurados e não encontrados;
- Como foi o desempenho da concorrência no período;
- Como está a tendência de consumo do seu público;
- Qual é a meta do seu negócio para o período.
Estratégias promocionais são fundamentais
É um erro promocionar produtos impulsivamente apenas para ter a falsa ilusão de ficar com o PDV cheio e os estoques vazios. Sem estratégias promocionais, há grandes riscos de perda de dinheiro. Então, após definir quais produtos merecem ser promocionados, tome x atitudes
- Crie senso de urgência – Faça com que o consumidor não queira sair da loja sem o produto promocionado por meio de cartazes com mensagens, como: “compre mais por menos”; “oportunidade única”; “promoção por tempo determinado”; ou “últimos dias de promoção”.
- Defina o período da promoção e não prolongue o prazo – Quando você toma essa atitude, além de respeitar as pessoas que se anteciparam na compra, você ainda educa as demais para se programarem melhor na próxima oportunidade.
- Cuidado com os excessos – Salvo em caso de troca de mostruário ou liquidação de coleções antigas, promocionar a loja toda passa a impressão de que ela está prestes a fechar as portas. Outro ponto importante está relacionado ao período da promoção. Quando ele é muito longo, tende a colocar em dúvida a qualidade e aceitação do produto ofertado.
- Controle o estoque – É muito desagradável quando o cliente se depara com anúncio de promoção aliado a prateleira vazia. Então, além de controlar o estoque em tempo real com soluções de tecnologia, mantenha a equipe sob alerta para alterar a comunicação visual do PDV assim que o estoque do item em promoção for liquidado.
Não deixe de comunicar corretamente
Reforçamos a todo momento que o cartaz é o principal meio de comunicação entre o PDV e o cliente. Grandes marcas, por saberem disso, já aderiram ao cartazista eletrônico, como uma forma de ganhar autonomia, agilidade e eficiência na produção de cartazes. Isso, sem a necessidade de destacar um profissional da equipe especificamente para realizar a ação. Pense nisso também.