Uma coisa é certa: no relacionamento entre varejo e cliente, o cartaz é o meio de comunicação que apresenta o melhor custo-benefício. Mas, para isso é preciso que ele cumpra o papel de informar e não de confundir.
O principal meio para alcançar esse objetivo é padronizar a comunicação, da gôndola à fachada do supermercado. Isso quer dizer que, cair na tentação de rascunhar uma promoção relâmpago no primeiro modelo que apareça na frente pode ser o primeiro passo para arranhar a credibilidade da sua marca diante do consumidor.
Cartazes são mesmo eficientes?
Com certeza. E, a afirmação se torna ainda mais verdadeira quando vemos que um estudo da Nielsen, revela que 70% das decisões de compra são tomadas em frente às gôndolas, sendo que 50% delas são feitas por hábito. Além disso, a pesquisa mostra ainda que em 22% dos casos o shopper já sabia que precisava do produto, mas lembrou da necessidade apenas no ponto de venda.
Como facilitar a padronização de cartazes
Para garantir a padronização dos cartazes, independentemente da localização geográfica do ponto de venda, varejistas de diferentes portes têm aderido ao cartazista eletrônico. Em uma explicação simples, trata-se de um programa para criar cartazes com ofertas, promoções ou precificações. Com esse software, ganha-se autonomia para dar sequência às estratégias de marketing, com rapidez, customização e economia. As soluções mais utilizadas são as que operam em cloud computing, ou seja, na nuvem, que garante segurança dos dados e fácil acesso às informações, a partir de qualquer PDV.
Na prática, como funciona?
Para utilizar o cartazista eletrônico online, basta ter acesso à Internet e uma impressora. A ferramenta é autoexplicativa, permitindo o seu uso sem treinamentos, e a produção acontece em quatro passos:
- Escolha a dinâmica comercial – forma de venda tipo: a vista, de por, leve mais por menos etc;
- Escolha o tamanho do cartaz: A3, A4, A5…
- Escolha a campanha: Oferta, Novidade, Preço de mercado, Oportunidade…nesta etapa você pode escolher um cartaz com o logo do seu comércio, com tema sazonal como mães, aniversário, natal etc.
- Por último escolha os cartazes criados e envie para a impressora.
Vou gerar mais custos para a minha loja?
Não. O cartazista eletrônico online é um investimento que gera economia para os processos e a operação do varejo, entre elas:
- Mais vendas – Somos programados para não gastar energia desnecessariamente. Dessa forma, quando você cria um padrão de comunicação, o cérebro do seu cliente se acostuma a isso e passa a desviar o olhar do consumidor diretamente para as informações que mais interessam. Em resumo: rapidez no entendimento da promoção reflete em agilidade na tomada de decisão.
- Aumento da produtividade – Se antes seu varejo tinha apenas um profissional para produzir cartazes, constatamos que com a adoção do sistema de cartazeamento eletrônico a quantidade de ofertas expostas sofre um incremento de 20% em relação a operação manual, e quando o sistema está integrado ao seu banco de dados, esse valor cresce ainda mais. O resultado é um aumento na produtividade dos cartazes, que gera um resultado de 5% a mais nas vendas. Com o software cartazista eletrônico vários profissionais previamente autorizados terão acesso à fabricação do material que comunica preço, informação ou promoção.
- Redução de erros – Ao automatizar a produção de cartazes tem impacto direto na estratégia de preços adotada. Ou seja, atinge-se uma redução significativa de erros entre o preço exposto no produto e aquele registrado no caixa.
Quais formatos de cartaz são mais adequados?
Em geral, os formatos mais utilizados são os A3/A4/A5/A7, porém, é alguns softwares permitem a impressão de cartazes em grandes formatos como A0/A1/A2 explorando a comunicação aérea da loja, variando de acordo com a necessidade e objetivo da comunicação. Alguns softwares permitem, inclusive, personalizar a comunicação, de acordo com a data comemorativa. Quanto ao tipo de papel, ele deve considerar as necessidades do PDV e a capacidade da impressora.
É possível imprimir em qualquer impressora
Para imprimir os cartazes, pode-se utilizar impressoras de jato de tinta ou laser, para formatos A4 ou maiores, sejam elas coloridas ou monocolor. Caso seu estabelecimento não possua uma, saiba que existem fornecedores na locação do item.
As cores mais adequadas
Em geral, cartazes de preços, promoções e informações são produzidos nas cores preto, amarelo e vermelho, pois nos remetem à sensação de urgência. Mas, procure ter o cuidado de fazer com que o layout tenha relação com a identidade visual da sua marca, sempre padronizando cores, fontes e imagens.
Padronize os cartazes da sua loja para que o cliente tenha segurança e confiança na informação que você quer transmitir. Além disso, com essa ação você terá a oportunidade de fazer com que ele se lembre a todo momento de que está dentro do seu PDV. Não perca essa valiosa oportunidade!