O perfil do consumidor muda a cada dia e o caminho dele até adquirir um produto nem sempre é linear, tendo em vista que, constantemente, ele é abordado com ofertas no mundo físico e virtual. Então, se você é o profissional responsável pelo marketing de uma marca de serviço ou varejo, dê atenção à comunicação visual do seu PDV para que o cliente só deixe o estabelecimento depois de ter efetuado um investimento. Neste post vamos te dar alguns insights interessantes para atrair o shopper.
Decisões são tomadas em frente à gôndola
De acordo com pesquisa da Nielsen, 70% das decisões de compra são tomadas em frente às gôndolas, sendo que 50% delas são feitas por hábito. Além disso, a pesquisa mostra em 22% dos casos o shopper já sabia que precisava do produto, mas lembrou da necessidade apenas no ponto de venda.
Dicas para cuidar do seu PDV
O primeiro passo para ter um PDV eficiente é investir na capacitação de colaboradores e vendedores. Depois, é preciso focar em promoções, ter atenção a períodos sazonais e aos movimentos da concorrência e dispor os produtos de acordo com os princípios do cross-merchandising, que visa colocar próximos os produtos que são similares ou complementares.
Paralelamente a tudo isso, a recomendação é investir em cartazes, para engajar os clientes nas ações promovidas. Frases como “últimas unidades”, “a promoção termina hoje”, “é imperdível”, além de preços e outras informações, precisam estar dispostas de maneira clara, objetiva, padronizada e em conexão com a marca da empresa. Do contrário, um dado que deveria orientar, pode confundir o consumidor e fazer com que ele desista da compra.
Importância da precificação nas gôndolas
Em geral, o cliente só pega um produto da gôndola quando sabe exatamente o que está levando e o quanto vai pagar pelo produto. Dessa forma, não negligencie mais esse momento de comunicação entre sua marca e o consumidor. Além disso, cartazes mal elaborados e com possibilidade de dupla interpretação pode gerar conflitos com o “código de defesa do consumidor” e prejuízos aos caixas do estabelecimento.
A solução: crie cartazes online
Para ter os cartazes à disposição no momento certo e hora que desejar, marcas de diferentes portes têm aderido ao cartazista eletrônico. Em uma explicação simples, trata-se de um programa para criar cartazes de informação, oferta, promoção ou precificação. Com ele, varejistas e comerciantes têm autonomia para dar sequência às suas estratégias de marketing, com rapidez, customização e economia. Prefira sempre as soluções que operam em cloud computing, ou seja, na nuvem, que garante segurança dos dados e fácil acesso às informações, independentemente da localização da loja. Softwares para criar cartazes online são sempre mais eficientes.
Como o cartazista eletrônico funciona?
Para utilizar o cartazista eletrônico, você precisa de um dispositivo com acesso à Internet; papel e impressora. O software, que é autoexplicativo, permitirá:
Cadastrar produtos e ofertas e armazenar a informação no banco de dados;
Alterar campanhas já produzidas muito mais rápido;
Customizar campanhas sazonais ou temas com o logo da sua loja;
Escolher o formato mais adequado do cartaz desde fachadas até prateleiras;
Imprimir diversos formatos na mesma folha com mais economia;
Definir qual a forma de venda mais atrativa ou adequada a sua promoção;
Determinar o número de impressões de cada cartaz de oferta;
Evitar divergências de preço desde que conectado a um serviço de API.
É fato que, independentemente da situação econômica do País, o brasileiro nunca deixa de consumir. Então, crie promoções atrativas para seu público e comunique a informação a ele de maneira eficiente. Você não vai se arrepender!