Você sabe para quem vende? Quais são os hábitos, desejos e necessidades dessas pessoas? Sem essas informações fica difícil elaborar um calendário promocional ou uma estratégia de marketing para atrair o consumidor para o seu comércio ou varejo, reter a atenção dele e fazer com que o volume de vendas aumente.
Isso tudo é muito importante, principalmente se considerarmos o aumento do interesse das pessoas pela comodidade da compra pela internet. Somente no primeiro semestre de 2019, o e-commerce brasileiro apresentou crescimento de 12% em vendas, representando um faturamento de R$ 26 bilhões, de acordo com a 40ª edição do estudo Webshoppers, desenvolvido pela Nielsen.
Pensando naqueles que precisam e desejam fazer com que seus clientes não percam o interesse de visitar a loja, listamos abaixo dicas para conhecer e se relacionar melhor com o cliente.
O que você precisa saber sobre o seu cliente
Para identificar o perfil dos clientes que têm afinidade com o seu PDV, você precisa levantar as seguintes informações sobre os consumidores que visitam sua loja hoje:.
#1 – Quem são
Cada vez mais o cliente quer ser tratado como único. Porém, você não vai conseguir promover ações personalizadas se não souber, inicialmente, algumas informações pessoais dele, como, por exemplo: nome, idade, estado civil, profissão, sexo e região onde mora.
#2 – O que compram
Quando você mapeia o que seus clientes compram e com qual frequência, tem informações valiosas tanto para fazer sua previsão de compras e de estoque quanto para ofertar produtos no seu estabelecimento ou fazer promoções customizadas para um determinado grupo.
#3 – O que ele procura
É possível identificar o que o cliente busca pelos dados de tráfego no seu site. Porém, o profissional do caixa também pode fazer essa pesquisa com a simples pergunta: “você encontrou todos os itens que precisava?”.
#4 – O que espera do seu negócio
Não tenha receio de perguntar ao cliente se ele está satisfeito com o atendimento e se gostaria de realizar alguma crítica, elogio ou sugestão. Essa é uma pergunta ótima para ser feita ao término de um atendimento no SAC, por meio de formulários dentro da loja. Só assim você terá uma informação confiável para identificar os pontos de melhoria do seu negócio.
#5 – Como interage com a sua marca
Ir à loja física é a primeira opção do cliente ou ele costuma fazer pesquisas de preço na internet antes de sair de casa? Ele segue sua marca nas redes sociais ou visita seu site? Ele prefere contatos por telefone, e-mail ou whatsapp?
Como levantar essas informações
Os dados do perfil do cliente e do comportamento dele devem ser coletados por meio de ferramentas de marketing capazes de armazenar, cruzar e analisar as informações. Tenha cuidado apenas para que esse processo esteja em conformidade com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), programada para entrar em vigor no Brasil em agosto de 2020. Três práticas estão entre as mais eficientes:
#1 – Relatório dos atendimentos do SAC.
#2 – Cadastro do cliente para a concessão de descontos especiais;
#3 – Pesquisa de satisfação, que pode ser feito online ou pessoalmente durante as compras;
Cartaz: a comunicação visual com o cliente na loja
Com o perfil do cliente em mãos e um calendário promocional bem definido, é hora de investir em uma comunicação visual clara, objetiva e atrativa sobre a sua intenção de agregar vantagens para as compras. Nesse processo, a recomendação é ter uma loja com cartazes padronizados e dados corretos, gerando informação e não dúvidas.
Para garantir a qualidade da comunicação visual da loja, muitos líderes do comércio e varejo têm aderido ao cartazista eletrônico, programa para criar cartaz de maneira rápida e com autonomia, sem a necessidade de paralisar a operação por falta de disponibilidade do cartazista ou da gráfica. O software online tem inclusive a opção de diferentes temas para cartazes. Para usá-lo, basta ter um dispositivo com acesso a internet e impressora. Experimente nossa versão gratuita.