Ter excesso de produtos em estoque significa receita parada e custo com armazenamento, o que torna a situação tão ruim quanto a falta de itens. Por essa razão é fundamental que, com base em um calendário promocional, o comércio e o varejo mantenham atenção à gestão do estoque e de compras. Porém, se por alguma razão, a situação fugir do controle, listamos a seguir três tipos de promoções para apoiar no processo de liquidação dos produtos:
#1 – Liquidar por meio de promoções
Dependendo da quantidade de itens disponíveis, avalie oferecê-los aos clientes a preço de custo ou por descontos progressivos, seja com base no valor da compra ou na quantidade adquirida.
#2 – Oferecer como brinde na compra de lançamentos
Imagine que seu PDV esteja com excesso de sabonetes no estoque e que por coincidência na loja esteja acontecendo o lançamento de uma linha de toalhas. Considere oferecer esse item de higiene pessoal como um brinde para quem comprar a peça que está sendo lançada.
#3 – Integrar o item a kits comemorativos
Inclua nas estratégias do seu PDV a oferta de soluções, ou seja, kits para datas comemorativas. Isso quer dizer que no Dia dos Namorados você pode montar uma cesta com vinho, taça, snacks e mais algum item que esteja em excesso no seu estoque. Essa atitude ajuda a eliminar os itens que precisam ser liquidados e a auxiliar clientes indecisos.
Três pontos de atenção ao liquidar produtos
Sempre que você decidir colocar algum produto em oferta, não esqueça de incluir a ação em seu calendário promocional. Essa é uma forma inteligente de centralizar e garantir o registro de todas as estratégias do ano. Após definir a melhor forma de liquidar os produtos, tenha em mente três pontos de atenção:
#1 – Aguce a vontade do cliente
Na produção do cartaz de preço que anuncia a oferta, abuse das mensagens-chave “compre mais por menos”, “promoção por tempo determinado”, “últimos dias de promoção”, “oportunidade única” e “promoção enquanto durar o estoque”.
#2 – A promoção não pode durar para sempre
Caso resolva que a promoção irá durar apenas um dia, avise os clientes com antecedência para que eles possam se programar e espalhar a notícia para outras pessoas. Se fizer sentido que a campanha se estenda por mais tempo, tenha atenção para que não seja muito longa. Do contrário, o cliente ficará em dúvida sobre a qualidade do item ofertado ou as vantagens da compra.
#3 – Otimize a operação com a automatização do cartaz de preço
Pouco adiante ter uma excelente estratégia para a liquidação de um estoque excedente se o cliente não souber que ela existe. Então, para agregar agilidade à operação, considere adquirir um cartazista eletrônico, programa de fazer cartaz de preço. Dessa forma, qualquer profissional treinado poderá produzir e imprimir cartazes de oferta sem a necessidade de depender da disponibilidade de um colaborador especializado na ação.
Agora que você já entendeu o que fazer com o estoque excedente, reveja suas estratégias de planejamento de compra para que essa situação aconteça cada vez com menos frequência. Boas vendas!