A Páscoa é a quinta data comemorativa mais importante do varejo brasileiro e tem apresentado crescimento de vendas desde 2017, segundo a Confederação Nacional do Comércio. Ainda que os números não sejam tão animadores como se deseja, a verdade é que esta é uma excelente oportunidade para trabalhar o ponto de venda de forma adequada para melhorar a experiência do cliente e faturar mais.
Neste guia, preparamos oito dicas infalíveis para atrair o cliente e aumentar as vendas.
#1 – Decore a loja
Influencie o seu cliente a entrar no clima da Páscoa por meio da decoração do ponto de venda (PDV), da música ambiente, de itens no vestuário dos funcionários e de cartazes temáticos, por exemplo. Para não correr o risco de iniciar essa ambientação com atraso, não deixe de incluir a data em seu calendário promocional.
#2 – Tenha produtos para todos os públicos
Além dos ovos tradicionais, é importante lembrar que as crianças gostam mesmo daqueles que vêm acompanhados de brinquedos, canecas, relógios, entre outros brindes da moda. É preciso também ter no estoque produtos específicos para pessoas com intolerância à lactose, aos veganos e aos diabéticos.
#3 – Sugira que o cliente varie o presente
Há tempos o ovo de Páscoa deixou de ser a única opção de presente nessa época do ano. Muitas pessoas, para variar ou economizar, optam por comprar barras de chocolate ou caixas de bombons. Então, deixe esses itens em pontos estratégicos.
#4 – Ofereça cursos gratuitos
As pessoas estão cada vez mais dispostas a empreender e, nessa época do ano, muitas se arriscam a iniciar-se na produção de ovos artesanais de chocolate. Que tal se a sua loja der uma forcinha oferecendo cursos gratuitos de ovos, bombons, trufas ou sobremesas especiais para o cliente que comprar um determinado número de barras de chocolate, por exemplo?
#5 – Invista em kits
Para grande parte dos consumidores, a palavra do momento é praticidade. Então, pensando naqueles que gostam de economizar tempo ou deixam as compras para a última hora, invista em kits temáticos com uma bela embalagem. Vale, por exemplo, montar um combo com vinho, azeite e chocolate.
#6 – Promocione os itens do almoço de Páscoa
A Páscoa tende a ser um momento muito propício para os almoços em família. Então, inclua em suas estratégias de venda promoções de vinhos, espumantes, azeites e pescados, itens bastante procurados nesse período.
#7 – Aguce o paladar do cliente
Caso a escolha seja vender produtos novos ou de marcas pouco conhecidas, monte uma ilha de degustação. É muito mais fácil adquirirmos um produto após termos a certeza de que ele agradou o nosso paladar, não é mesmo?
#8 – Invista na comunicação visual no ponto de venda
Investir na produção digital de cartazes de ofertas é uma excelente maneira de garantir uma comunicação adequada no ponto de venda, garantindo padronização na comunicação visual, exposição correta de preços e uso de recursos para chamar a atenção do cliente para os produtos que se deseja vender mais.
O cartazista eletrônico é um software para produzir cartaz de oferta com autonomia, que permite agilidade e economia financeira nas ações de merchandising, de tempo e de mão de obra.
Agora que você já sabe quais são as melhores práticas na Páscoa, mãos à obra e boas vendas! Nós podemos te ajudar a aumentar as vendas nesta época. Entre no nosso site e teste o cartazista eletrônico gratuitamente.