Por Claudio Cruz, CEO do Tagsell, cartazista eletrônico
Assim como o Natal e Dia das Mães, a Black Friday já vem sendo considerada a maior campanha de vendas promocionais no comércio online e varejo físico no Brasil. Segundo um levantamento da Ebit, as vendas de 2018 no e-commerce foram de R$ 2,6 bilhões, alta de 23% em relação a 2017. No total, o volume de vendas na Black Friday representou um crescimento de 11,2% quando comparado com o mesmo período do ano passado.
Este ano, a data acontecerá no dia 29 de novembro e para ter sucesso nas vendas é indispensável começar a se planejar com antecedência para atender bem o cliente e manter sua satisfação.
Esteja preparado para a demanda
Durante a Black Friday é possível que algumas de suas ofertas atraiam mais do que o esperado o interesse dos consumidores. Diante disso, é necessário fazer uma avaliação prévia do estoque para garantir a demanda e o fluxo de vendas.
Treine seus vendedores
A expectativa é que a loja esteja cheia neste período e que as vendas não parem de acontecer. Porém, é importante que os vendedores estejam muito bem preparados para atender os shoppers. O consumidor está em busca de informações relevantes que impulsionem sua decisão de compra. Por isso, reúna a equipe com antecedência e reforce a necessidade de conhecer bem o portifólio. Também oriente sobre métodos de abordagens comerciais eficazes.
Defina a estratégia promocional da sua loja
Pegar carona na data e selecionar somente na semana do evento alguns produtos para terem descontos especiais não é a melhor estratégia. Para vender mais, o varejista deve planejar a campanha promocional deste período e entender a preferência do shopper. Não faz sentido escolher itens aleatórios para terem descontos. Outra estratégia valiosa para aumentar as vendas é criar um posicionamento de preço adequado no ponto de venda.
Invista numa comunicação objetiva, certifique-se de que seus cartazes de ofertas estão realmente transmitindo as informações necessárias e atraindo a atenção do consumidor. Criar cartazes de oferta com temas específicos da Black Friday, por exemplo, é uma maneira de padronizar a comunicação visual da sua loja e impulsionar a tomada de decisão.
O segredo para aumentar as vendas nesta época do ano é não deixar o planejamento para a última hora. Aproveite que você ainda tem mais de um mês pela frente e invista em uma estratégia promocional que realmente vai atrair os clientes.