Você está pronto para receber os clientes no seu comércio?

por| 11 de julho de 2019| 0 Comentários

Com a crescente profissionalização do e-commerce, há tempos o concorrente do seu comércio ou varejo deixou de ser a loja que fica na rua de trás. Agora, você compete com o estabelecimentos de diferentes localidades do país ou do mundo.

 

Porém, a boa notícia é que, assim como valorizam bons preços e promoções, os clientes também estão em busca de boas experiências no contato com as marcas. E, é aí que pode estar diferencial do seu ponto de venda.

 

Sete ações para melhorar a experiência do cliente

 

  1. Conheça o seu público-alvo

     

    É fundamental saber para quem você vende e quais são os desejos e necessidades dessas pessoas. Com essas informações em mãos, será mais fácil estruturar um ambiente no qual o cliente se sinta especialmente acolhido e promoções que façam sentido para o público-alvo.

     

  2. Cuide da estética do local

     

    Limpeza e organização é o que os clientes esperam encontrar em qualquer dependência do loja, seja no estacionamento, entre as gôndolas ou no banheiro. Neste quesito, vale também ter cuidado para a estratégia na disposição dos produtos, que devem apresentar uma ordem lógica e ser de fácil localização e acesso.

     

  3. Crie um clima agradável

     

    Locais com iluminação precária ou muito frios, abafados ou barulhentos tendem a causar desconforto na maioria das pessoas, fazendo com que elas busquem a porta de saída na primeira oportunidade. Dessa forma, invista em pontos estratégicos de iluminação, climatizadores e som ambiente que não interfira na conversa entre os clientes.

     

  4. Acessibilidade

     

    Prepare seu ambiente para receber todas as pessoas, incluindo as com mobilidade reduzida. Neste caso, dê preferência para ter entradas amplas, rampas de acesso, corrimãos, pisos antiderrapantes, adaptações nos banheiros e vagas demarcadas no estacionamento.

     

  5. Treine sua equipe

     

    Ao entrar no PDV, em geral, o cliente quer ter liberdade para fazer suas escolhas, porém gosta de saber que existem colaboradores atentos à sua presença. Dessa forma, mantenha sua equipe treinada quanto às novidades da loja e pronta para ouvir o cliente e resolver as questões que ele apresente. Isso tende a criar uma experiência personalizada e fortalecer relacionamentos.

     

  6. Ofereça wi-fi grátis

     

    Com essa facilidade, você aumenta significativamente o tempo de permanência do cliente dentro do seu PDV.

     

  7. Invista em cartazes


    Dentro do PDV e na fachada dele, o cartaz é o meio de comunicação mais eficiente e com o melhor custo-benefício na relação entre loja e cliente. Isso porque é muito importante que os consumidores tenham certeza sobre a precificação dos produtos, detalhes das promoções vigentes e outras informações que seu estabelecimento deseja transmitir. Muitas marcas do comércio e varejo, inclusive, já investiram em um cartazista eletrônico, software que opera em nuvem e permite a criação de cartazes online. Com a ação, as organizações que aderiram à solução ganharam em padronização, autonomia, eficiência e economia, além da redução de divergência de preços e de erros gramaticais e de digitação.

 

Certa vez, o consultor de marketing norte-americano Philip Kotler disse que “conquistar novos clientes custa entre cinco e sete vezes mais do que manter os já existentes”. Apenas isso já justifica o esforço de encantar os consumidores que ingressam no seu PDV, enquanto a equipe de marketing estrutura estratégias para atrair novos colaboradores. Pense nisso!  

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.