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Com Tagsell Cartazista Eletrônico, Magalu padroniza as lojas, potencializa as vendas e melhora a experiência de compra do cliente

Publicado em: 16/07/2020

No pico de uma importante ação promocional, o Magazine Luiza registrou a produção de 500 mil cartazes padronizados em menos de 12 horas

 

O Magalu se transformou na maior plataforma de compras e vendas do Brasil, com 1.100 lojas e 18 centros de distribuição, localizadas em 18 estados do Brasil – fundamentais na estratégia omnichannel da empresa. Contudo, para padronizar essa rede de pontos físicos – que continua a crescer – a empresa precisou de uma solução inteligente. Para potencializar as vendas com promoções regionais, nacionais e sazonais e melhorar a experiência de compra dos clientes, o Magalu encontrou no Tagsell cartazista eletrônico uma ferramenta de alto desempenho e ótimo custo-benefício que reduziu erros, despesas, improdutividade e eventuais denúncias dos consumidores no órgão de defesa do consumidor.

O interesse do Magalu por aderir ao software cartazista eletrônico Tagsell surgiu diante da necessidade de padronizar a comunicação visual nas lojas. Era objetivo da empresa beneficiar os clientes com preços corretos e informações de qualidade e otimizar a operação nos pontos de vendas, além de evitar complicações junto ao Procon devido à incongruência de informações nos cartazes promocionais.

“Detectamos muita vulnerabilidade na produção de cartazes à mão ou com o auxílio do programa que tínhamos, porque nenhuma das duas opções estavam interligadas ao nosso sistema em tempo real, como acontece atualmente com o Tagsell. Além disso, o Procon faz algumas exigências quanto à conformidade do tamanho dos caracteres de um cartaz, algo que fica impossível de atender quando, por exemplo, a produção é manual ou feita por diferentes colaboradores com o auxílio do Word”, explica Marcelo Basílio, Coordenador de Merchandising do Magazine Luiza.

As vantagens na prática – Todo início de ano, o Magazine Luiza realiza a Liquidação Fantástica com o objetivo de liquidar o mostruário dos pontos de vendas, para iniciar a temporada com exposição de novas peças. Nessa ação, a preparação da loja acontece da noite para o dia e as promoções chegam a oferecer 70% de desconto ao cliente. “Desde a implementação do Tagsell, em setembro de 2018, ganhamos em redução de tempo dedicado no preparo da loja, reduzimos o risco de informações incorretas e otimizamos o uso da mão de obra da equipe. Na última edição da Liquidação Fantástica, por exemplo, foram impressos cerca de 500 mil cartazes em menos de 12 horas e com economia de suprimentos”, conta Basílio.

Outra vantagem sentida pelo Magalu foi com relação às promoções regionais. Como o Tagsell funciona em ambiente online, é possível que colaboradores de qualquer loja do País tenham acesso à ferramenta. “Isso nos dá liberdade para trabalhar em diferentes campanhas ao mesmo tempo, atendendo às necessidades de cada ponto de venda. Antes cada loja dependia da disponibilidade de um cartazista. Hoje é possível colocar uma promoção em prática assim que decidimos por ela e com padronização”.

Segundo Claudio Cruz, CEO do Tagsell, “é importante ressaltar que toda a experiência do Magazine Luiza com o Tagsell tem sido possível sem que a varejista tivesse qualquer custo adicional relacionado a troca de impressoras ou de computadores que já existiam nas lojas. Ou seja, o Tagsell se ajustou ao modelo de negócio pré-existente do cliente, implantou um serviço de integração de dados e possibilitou o início da operação de uma única vez para toda rede de lojas!  E o que é melhor: sem custos adicionais”, diz.

Maior agressividade comercial – Hoje, no Magalu, assim que um profissional altera o preço de um produto no sistema, o pessoal de qualquer loja da rede pode imprimir um cartaz com informações atualizadas, sem erros gramaticais ou de digitação. “O varejo é um setor muito dinâmico, que pode demandar a alteração do preço de um produto mais de uma vez no mesmo dia para manter a competitividade. Então, não é estratégico deixar que a conclusão dessa dinâmica dependa de um profissional que faça cartazes manuais ou da gráfica que possa imprimir a peça”, argumenta Basílio.

Seis benefícios sentidos pelo Magalu – Em um balanço geral, é possível dizer que com o Tagsell a liderança do Magazine Luiza se beneficiou com: perfeita adaptação do sistema e da equipe ao software; gestão da produção de cartazes; segurança quanto a qualidade das informações expostas; padronização da comunicação visual do ponto de venda; conformidade com as exigências do Procon; e potencialização das vendas devido a capacidade de produzir cartazes com rapidez e comercialmente agressivos.

Agilidade na integração ao sistema  – O período entre a assinatura do contrato e ver o Tagsell em perfeito funcionamento em toda a rede Magalu foi de menos de 30 dias. “Costumo dizer que o processo para conhecer e escolher as opções existentes no mercado foi mais demorado do que aderir ao software, treinar nosso time e começar a usar a ferramenta”, conta Basílio. “Com certeza, o diferencial dessa agilidade se deve à equipe de suporte do Tagsell, que está sempre disponível e demonstra muita vontade de fazer com que a parceria dê certo”, completa.

 

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