Quase metade dos brasileiros (45%) já possuem alguma carteira digital também conhecida como e-wallet. O dado, extraído de um estudo do IDC, revela uma tendência que deve estar no radar do comércio ou varejo que deseja ter uma loja eficiente. Afinal, se experiência do cliente é o centro do negócio, é justo que ao entrar no PDV esse cliente encontre opções de pagamento com praticidade e segurança, não é mesmo?
O que é a e-wallet?
A e-wallet é uma carteira digital que se caracteriza por aplicativo instalado em um smartphone. Nela é possível armazenar recursos de uma conta ou aplicação bancária. Algumas estão habilitadas a fazer o armazenamento de criptomoedas.
Como funciona a e-wallet?
A e-wallet utiliza a tecnologia Near Field Communication (NFC), aquela mesma que faz com que uma catraca seja liberada pela simples presença de um cartão diante do seu sensor. É a NFC que permite que o celular funcione como carteira ou cartão de crédito. No caso do pagamento com e-wallet, a transação é finalizada após a aproximação do dispositivo móvel com a máquina de pagamento. Também existe a possibilidade de concluir a compra por meio da digitação de um PIN (número de identificação da carteira).
Qualquer estabelecimento pode comercializar via e-wallet?
Sim. Basta que o estabelecimento possua máquinas de pagamento equipadas com a tecnologia NFC. Por meio do PIN, mencionado anteriormente, é possível utilizar a e-wallet no e-commerce.
E-wallet: o parceiro do marketing estratégico
Faz parte do marketing estratégico ressaltar para o cliente as facilidades e vantagens no contato com a marca. No caso do e-wallet, não deixe de enfatizar a segurança ao realizar uma compra sem a necessidade do uso de dinheiro em espécie ou cartão de crédito. Isso sem falar na economia de tempo de todos os envolvidos.
Aproveite as datas especiais para divulgar o e-wallet
Tendo como base as datas do seu calendário promocional, espalhe pela loja cartazes que, além das ofertas, ainda destacam detalhes sobre a nova opção de pagamento com o e-wallet. Lembre que, dentro do PDV, o cartaz é o principal meio de comunicação entre a loja e o cliente.
Otimize a produção de cartazes
Na hora de produzir os cartazes do seu PDV considere aderir ao cartazista eletrônico, software que permite agilidade na produção de cartazes promocionais. Como ele, seu negócio irá ganhar em padronização e em economia de recursos financeiros e de mão de obra.