A precificação de um produto ou serviço não está ligada somente à promoção de mercadorias em gôndolas. Neste artigo, vamos abordar os primeiros passos para precificar seu produto de forma correta, começando pela definição de precificação, que neste caso, nada mais é que atribuir um valor econômico a um item, ou seja, determinar um preço.
Precificar uma mercadoria de forma assertiva para a segmentação escolhida, auxiliará na criação da estratégia de vendas, por isso é necessário apostar em uma ação bem estruturada, levando em conta diversas variáveis, mas com um único propósito, aumentar o volume de vendas e consequentemente o lucro da empresa. Para isso é necessário um estudo aprofundado das principais variáveis, que são:
Concorrência: uma das mais importantes variáveis que se deve levar em conta é o preço da concorrência. O ideal é realizar uma pesquisa aprofundada sobre isso, sem esquecer, claro, de levar em consideração os impostos sobre o produto.
Custo operacional: o custo operacional da empresa também é muito relevante na hora de precificar o seu produto ou serviço e sempre estará ligado ao desembolso da companhia em termos de gastos com funcionários, locação de espaço, entre outros.
Custo do produto: outro ponto que é necessário avaliar é o custo do produto, que é relacionado à produção do mesmo, como matéria-prima, valores de embalagens etc.
Após analisar todos os pontos descritos acima é hora de pensar na precificação promocional, utilizando o cartazista eletrônico TAGSELL, que é a solução mais ágil para a produção de cartazes de ofertas. E com isso, voltamos ao primeiro parágrafo deste texto, em que falamos que a precificação de um produto ou serviço não está ligada somente a precificação promocional de mercadorias em gôndolas, mas este é um ponto crucial para se chegar ao objetivo do empreendedor, que é aumentar o volume de vendas e consequentemente o lucro da empresa. Por isso, não se pode esquecer de dar destaque aos valores nas gôndolas, sempre lembrando que o foco é o produto, com valores que devem ser expostos de forma clara e que chamem à atenção do consumidor, através de uma comunicação transparente e uma padronização visual, mas utilizando diversos formatos.