Anualmente, o varejo perde cerca de R$ 11 bilhões com promoções consideradas desnecessárias, de acordo com dados da Nielsen. Em outro post, nós orientamos você sobre como criar um calendário de vendas e agora queremos te mostrar o que é preciso fazer para ter estratégias promocionais eficientes.
Quatro passos para ter sucesso nas estratégias promocionais
Apenas 32% dos shoppers revelaram se lembrar de promoções realizadas nos PDVs pelos quais passaram, conforme apontam estudos da Nielsen. Mas, isso não vai acontecer na sua loja se você mantiver atenção aos passos abaixo:
#1 – Tenha critério na escolha do produto
Opte pelos produtos que vendam mais, ou seja, aqueles que são mais baratos que a média estocada e possuem grande saída. E também por produtos com maior rentabilidade, caracterizados por itens desejados pelo consumidor mas que possuem pouca saída devido ao preço mais alto.
#2 – Faça com que a promoção seja um diferencial para o consumidor
Na hora de montar combos, considere incluir um item principal com quantidade acima do ticket médio vendido e incremente a promoção com produtos relacionados. Por exemplo, se o shopper tende a comprar um amaciante de roupas por mês, promocione packs com duas unidades, mais um sabão em barra, por exemplo.
#3 – Atenção ao período da promoção
A primeira semana do mês tende a ser um período bom para promocionar, tendo em vista que trata-se de um período de grande circulação no comércio ou varejo e algumas pessoas ainda mantém o hábito de estocar em casa itens com preços atrativos. Além disso, quanto menos tempo uma promoção durar, maior será a sensação do cliente de que ele precisa adquirir o produto o quanto antes. Evite, ainda, criar vícios de promoção. Do contrário, assim que o cliente fizer a leitura do comportamento do seu PDV, deixará de comprar hoje porque sabe que você irá promocionar amanhã.
#4 – Crie senso de urgência nos cartazes
Promoções são utilizadas por vários motivos: atrair ou fidelizar clientes; aumentar as vendas; lançar produtos; ou liquidar o estoque. Porém, independentemente do motivo, não deixe que ela chegue aos olhos dos shopper por meio de cartazes com frases do tipo: “compre mais por menos”; “últimos dias de promoção”; “oportunidade única”; “promoção enquanto durar o estoque”; ou “promoção por tempo determinado”. Nesse processo, para ganhar em autonomia, agilidade, economia e eficiência, considere aderir ao cartazista eletrônico. Uma loja eficiente deve contar com esse software que tem a função de temas para cartazes, é auto explicativo e pode ser acessado por qualquer profissional do seu PDV que tenha acesso a uma impressora e dispositivo com internet.
Agora que você já sabe como tornar as promoções do seu comércio mais eficientes, que tal começar a colocar todas essas dicas em prática? Boas vendas!