Imprevistos acontecem e promoções relâmpago também, mas a recomendação é que você, como gestor do ponto de venda (PDV), tente programar as ações com o máximo de antecedência. Afinal, ninguém quer perder oportunidades de venda diante da falta de produto em estoque ou da comunicação ineficiente das ofertas aos seus clientes, não é mesmo?
Neste post vamos falar um pouco sobre como programar as promoções da loja sem perder tempo e dinheiro. Esperamos que as sugestões te ajudem a fazer bons negócios.
Sete ações para planejar a comunicação visual do seu ponto de venda
Não basta produzir cartazes bonitos para garantir que o seu ponto de venda tenha uma comunicação visual eficiente. Antes, é preciso planejar o que será divulgado, como e por que. Pensando nisso, a sugestão é que você siga cinco passos:
1 – Defina um calendário promocional para o PDV
Cada tipo de negócio reserva particularidades quanto à importância das datas comemorativas. Mas, é importante ter no radar algumas mais tradicionais, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia do Cliente, Black Friday e Páscoa. Verifique ainda se faz sentido incluir no calendário do seu varejo eventos esportivos, datas que marcam a mudança de estação e festas temáticas da região onde o PDV está localizado.
2 – Mantenha atenção aos movimentos da concorrência
Tente reunir o máximo de informações que conseguir sobre as estratégias e o desempenho dos principais concorrentes em diferentes épocas do ano, principalmente nos períodos sazonais. Quais tipos de ações deles mais atraem a atenção do cliente?
3 – Mapeie o desempenho da sua marca
Avalie o histórico de compras e vendas do seu PDV no período anterior. Considere também os pontos de sucesso e de melhoria das campanhas praticadas, as tendências de consumo do cliente e as metas do negócio para o ano corrente. Para um mapeamento mais preciso, faça uso de soluções de tecnologia.
4 – Faça parceria com fornecedores
Após ter certeza de quais produtos valem ser apresentados como promoção, converse com os fornecedores para conseguir adquirir itens por preços mais atrativos ou lançar ofertas em conjunto, promovendo, por exemplo, sorteios entre os clientes que comprarem na loja em determinado período.
5 – Conquiste autonomia na produção de cartazes
Alguns varejistas ainda centralizam a produção de cartazes de preços, de promoção ou de comunicação em um único profissional, o que faz com que a demanda diária seja limitada. Porém, algumas marcas já aderiram ao cartazista eletrônico, programa de criar cartaz online, que opera em ambiente de nuvem e permite produzir e imprimir o material de qualquer lugar, a qualquer momento e por diferentes usuários previamente cadastrados.
6 – Padronize os cartazes
Padronizar cartazes de preços, de promoções ou de comunicação no seu PDV gera no cliente a sensação de que ele pode confiar na informação que você quer transmitir. Além disso, com essa ação você terá a oportunidade de fazer com que ele se lembre a todo momento de que está dentro do seu estabelecimento. Há ainda soluções de tecnologia que permitem alinhar a arte e o layout da comunicação à sua marca e a uma data comemorativa.
7 – Controle o estoque
Adquira soluções de tecnologia que lhe permitam saber, em tempo real, quais produtos foram vendidos e quais precisam ser repostos. Assim, não correrá o risco de deixar de efetuar uma venda em virtude de um estoque vazio.
Em tempos de concorrência acirrada e de e-commerce em pleno aquecimento, conseguir engajar o cliente dentro da loja é questão de sobrevivência para os varejistas. Não perca essa oportunidade!